Essa é uma das perguntas mais frequentes e que causam muita polêmica nos consultórios de otorrinolaringologistas no outono e inverno, então vamos tirar a sua dúvida! A rinite e a sinusite geralmente coexistem e estão presentes ao mesmo tempo nos pacientes tanto que hoje em dia usamos a palavra Rinossinusite para designar estes problemas. A rinite é uma inflamação da mucosa nasal que pode ser causada por alergia ou não, tem como principais sintomas a coriza, nariz entupido, coceira e espirros, pode ocorrer ainda dor de cabeça principalmente na região frontal.

Já a sinusite é uma infecção da mucosa nasal que pode ser causada por vírus ou bactérias. Como é uma infecção, a sinusite gera sintomas mais graves como febre, dores de cabeça de forte intensidade, catarro amarelado ou esverdeado, nariz entupido, mal hálito, tosse e dor de garganta.

Veja que alguns sintomas são parecidos na rinite e na sinusite, isso acontece porque quem tem sinusite quase sempre tem rinite, dificilmente estas duas doenças não estão ligadas, e uma pode ser consequência da outra.

Sempre que você sentir esses sintomas deve-se procurar um otorrino porque apenas este especialista está apto a diagnosticar qual o real problema.

O diagnóstico é sempre clinico, ou seja, através da consulta com o otorrino e exame médico. Em alguns casos há a necessidade de exames laboratoriais, de imagem ou endoscópicos para confirmar.

Não compre medicamentos sem antes consultar o especialista! Com frequência os pacientes compram por conta própria os chamados vasoconstritores nasais para tratar a rinite! Não faça isso pois ele é um medicamento que pode causar dependência, piorar a obstrução nasal, diminuir o olfato e até dar problemas cardiológicos!

Aí vão algumas dicas para evitar a rinite e sinusite:

  • Manter a casa sempre limpa e arejada
  • Preferir edredons ao invés de cobertores
  • Evitar carpetes, cortinas e pelúcias principalmente no quarto
  • Trocar as roupas de cama ao menos uma vez por semana
  • Lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9% pelo menos 3 vezes ao dia
  • Ingerir 3 litros de água por dia

Procure sempre o otorrinolaringologista para tirar as suas dúvidas e prescrever o melhor tratamento para o seu caso!  

Dra. Heloisa dos Santos S. Nunes

CRM 150199